Personalidades Históricas e Gota

A gota, conhecida desde a Idade Antiga pelos gregos, é uma artrite causada pelo depósito do excesso de ácido úrico nas articulações. Surpreendentemente várias personalidades históricas tiveram gota!

gota demônio
Caricatura da gota do século XVIII

A história da gota confunde-se com a história da humanidade, e pode até ter contribuído para a sua mudança. Como a carne é a principal fonte de purinas (proteínas precursoras de ácido úrico), e a mesma só estava ao alcance dos mais ricos, durante séculos a gota foi considerada a doença dos poderosos e só nos últimos 50 anos se democratizou e até proletarizou.

Entre esses poderosos, estão imperadores romanos, papas, reis da França, Inglaterra, Portugal, integrantes da nobreza e diversas outras personalidades importantes da história da humanidade. Neste texto trago alguns exemplos de personalidades históricas com gota.

Michelangelo (1475 – 1565)

Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, mais conhecido simplesmente como Michelangelo ou Miguel Ângelo, foi um pintor, escultor, poeta, anatomista e arquiteto italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.

michelangelo tinha gota

Rei Henrique VIII da Inglaterra (1491 – 1547)

Foi o Rei da Inglaterra de 1509 até sua morte, e também Senhor e depois Rei da Irlanda. Henrique é conhecido pela ruptura institucional do Reino com a Igreja Católica e como o fundador da Igreja Anglicana.

As suas lutas contra Roma conduziram à recusa da autoridade papal da igreja inglesa, à dissolução dos mosteiros e à sua auto-proclamação como Chefe Supremo da Igreja da Inglaterra. Ainda assim, continuou a acreditar nos principais ensinamentos católicos mesmo após sua excomunhão.

A fundação da Igreja Anglicana foi um dos mais importantes fatos históricos da humanidade e que influenciou fortemente modificações no mundo que vemos até os dias de hoje.

henry VIII had gout gota

João Calvino (1509 – 1564)

Foi um teólogo, líder religioso e escritor francês. Considerado como um dos principais líderes da Reforma Protestante. Particularmente na França, as idéias de Calvino tiveram uma grande influência não apenas sobre a teologia cristã, mas também sobre a vida social, a política e até mesmo o sistema econômico de diversos países, sendo amplamente consideradas como tendo possuído um forte impacto na formação do mundo moderno.

calvino tinha gota

Sir Isaac Newton (1643 – 1727)

Isaac Newton foi um matemático, físico, astrônomo, teólogo e autor inglês que é amplamente reconhecido como um dos cientistas mais influentes de todos os tempos e como uma figura-chave na Revolução Científica. Sem dúvida um dos físicos mais importante da história humana.

Isaac Newton tinha gota

Thomas Jefferson (1743 – 1826)

Thomas Jefferson foi o terceiro presidente dos Estados Unidos e o principal autor da declaração de independência dos Estados Unidos. Jefferson foi um dos mais influentes “Founding Fathers”, conhecido pela sua promoção dos ideais do republicanismo nos Estados Unidos. Sem dúvida, um dos líderes mais importantes da história moderna.

Thomas Jefferson tinha gota

Charles Darwin (1809 – 1882)

Charles Robert Darwin, foi um naturalista, geólogo e biólogo britânico, célebre por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas. É o criador da Teoria da Evolução das Espécies.

Charles Darwin tinha gota

Franklin Roosevelt (1882 – 1945)

Franklin Delano Roosevelt, também conhecido como FDR foi um advogado e político norte-americano que serviu como o 32º presidente dos Estados Unidos de 1933 até sua morte em 1945. Lider importantíssimo do Ocidente e do mundo livre contra as forças do Eixo na II Grande Guerra.

Franklin Roosevelt tinha gota

Espero que tenha gostado de ler sobre estas curiosidades sobre personalidades históricas, gota e Reumatologia. Tenho outros dois artigos que também abordam a vida de outras personalidades com outras doenças reumáticas que você pode acessar aqui e aqui.

Até o próximo artigo e siga-me nas redes sociais : Facebook e Instagram

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp