Doença reumática

O que é doença reumática?

Doença reumática: também conhecida como “reumatismo“, é causa de dores e incômodos para muitas pessoas. Não obstante, o maior inimigo do indivíduo que sofre de reumatismo é a falta de tratamento, que pode levar a condições incapacitantes, razão pela qual, uma vez presentes os sintomas, deve-se procurar atendimento médico, pois o tratamento pode garantir qualidade de vida ao paciente.

Quais são as características da doença reumática?

Ao contrário do que muitos pensam, as doenças reumáticas não são “coisa de velho”. Portanto, estamos falando de um pacote de mais de cem doenças, que podem acometer pessoas de qualquer idade. Algumas delas, inclusive, como a artrite idiopática juvenil e a artrite reativa são prevalentes em pessoas jovens.

As causas dessas doenças são multifatoriais. Podem ser decorrentes de processos infecciosos, herança genética, manifestações autoimunes e desgaste das articulações, ligamentos, ossos ou cartilagens. Apesar de serem doenças ligadas ao sistema esquelético, a falta de tratamento das mesmas pode levar ao comprometimento do sistema orgânico, atingindo o intestino, pulmões, coração, rins e os olhos. Essas doenças podem, inclusive, atingir a pele.

É comum ver pessoas falarem em “reumatismo no sangue”, que é a febre reumática. Outras doenças reumáticas incluem:

  • osteoartrite, conhecida como artrose;
  • osteoporose;
  • gota;
  • fibromialgia;
  • artrite reumatoide;
  • lúpus eritematoso sistêmico;
  • artrite juvenil;
  • síndrome de Sjögren;
  • esclerodermia;
  • bursite;
  • tendinite.

São fatores de risco, além das variáveis genéticas, os problemas emocionais, como depressão, ansiedade e estresse. Também estão incluídos o estilo de vida, como sedentarismo e obesidade, além da idade e a exposição a mudanças climáticas.mão, dedo, saudável, braço, dor, problema, polegar, desenho animado, eu vou, doença, sentido, examinar, Posições humanas, Banco de imagens In PxHere

Sintomas da doença reumática

O principal sintoma desta doença é a dor persistente nas articulações, como joelho, ombro, punhos e cotovelo. Caso a dor se faça presente por um período equivalente a sessenta dias, é hora de consultar um clínico geral ou um reumatologista.

Além da dor, outros sintomas devem ser percebidos, como a rigidez nas articulações ao acordar, acompanhada de dificuldade em se movimentar, calor, vermelhidão e inchaço na região afetada.

Em alguns casos, o reumatismo pode se fazer perceber pela dificuldade ao flexionar a coluna e realizar tarefas simples, como calçar os sapatos, escovar os dentes ou pentear os cabelos.

mão, dedo, orelha, saudável, braço, corpo humano, dor, órgão, problema, dente, polegar, desenho animado, eu vou, doença, sentido, examinar, Banco de imagens In PxHere

Tratamento para o reumatismo

O tratamento é feito à base de medicações, fisioterapia e exercícios físicos. A alimentação é outro fator importante, já que há alimentos que ampliam a intensidade dos sintomas, como as carnes, que elevam o ácido úrico no sangue. Outros atenuam os sintomas, particularmente os ricos em ômega-3 e minerais oxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Por isso, o apoio de um nutricionista no tratamento é extremamente importante.

Outro ponto importante é o consumo de água, que deve ser de três litros diários. Por outro lado, as bebidas alcoólicas devem ser evitadas.

Seguir o que recomendam os profissionais de saúde envolvidos no atendimento é o caminho para conviver com doenças reumáticas sem elas trazerem maiores malefícios e, em alguns casos, sem que sequer sejam percebidas.

Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre reumatologia.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp