A “síndrome de Haglund”, mais conhecida como esporão de calcâneo, pode se manifestar sozinha ou estar relacionada a uma condição de saúde preexistente.
Dessa forma, as pessoas geralmente associam que esporão no calcanhar é uma simples dor nessa região. No entanto, outros fatores podem resultar em dores neste local.
Por isso, elaborei este artigo para explorar os sintomas do esporão, bem como outras causas de dores no calcanhar. Além disso, abordarei também os tratamentos mais comuns para cuidar dessa doença. Acompanhe!
Principais sintomas do esporão
Se você notar alguns destes sintomas, converse com seu médico sobre o esporão. Somente ele poderá realizar os exames necessários para dar o diagnóstico.
- dor aguda no calcanhar ao levantar;
- inflamação ou inchaço no calcanhar
- dor persistente no calcanhar ao longo do dia;
- calcanhar “quente”;
- dificuldade em andar descalço (sente dor);
É importante ressaltar que não é toda pessoa que tem os sintomas do esporão. Mas, se esse for o seu caso, solicite ao médico que examine o local.
Ele provavelmente pedirá radiografias. Somente por elas é que se pode ter certeza do esporão no calcanhar.
No entanto, para aqueles que não tem os sintomas manifestados, só saberá da condição por meio de raio X realizado por outro motivo. Mas, desde que não se manifeste, o esporão não irá incomodar o paciente.
Algumas das causas para o esporão
O esporão pode se manifestar em um paciente quando, ao longo do tempo os tecidos moles e ligamentos do calcanhar começam a desgastar-se. Além disso, se houver ruptura na membrana que cobre o calcanhar também é provável resultar no esporão.
Outra forma de desenvolver o esporão é mediante a vulnerabilidade da idade.
Pesquisas mostram que, os desgastes das cartilagens na região do calcanhar o tornam desprotegido. Ou seja, pessoas com mais idade não suportam “batidas” ou qualquer outro impacto no local, e assim, podem desenvolver o esporão.
Tratamentos para o esporão
Os tratamentos mais comuns para quem tem esporão são:
Aplicar gelo
É sabido que o gelo alivia a dor calor e inchaço do local.
Usar calçados confortáveis
Calçados bem acolchoados e mais confortáveis vão aliviar a pressão causa no calcanhar. Dessa forma, usa-los constantemente vai aliviar a dor nos pés. Além disso, para as mulheres, seria interessante evitar o uso de sapatos e sandálias de salto alto.
Uso de anti-inflamatório
O médico provavelmente fará a receita de um anti-inflamatório para reduzir o inchaço. Tudo dependerá de como está o local.
Uso de cortisona
Em casos mais graves, ou seja, de dor aguda, talvez seja necessário injeções de cortisona, para alivio da dor e redução do inchaço no calcanhar.
Descansar
Ter mais tempo de descanso vai tirar a pressão contínua do local, o que resulta em menos dor e inchaço do calcanhar.
Por fim, sei que o esporão parece um transtorno que não tem solução. Mas, não se preocupe, seguindo as orientações do seu médico, essa condição pode ser minimizada a ponto de não se manifestar com tanta frequência.
Ou seja, será como uma “dor de cabeça” que aparece de vez em quando. Basta colocar em prática as formas de cuidado e o esporão não será mais um problema.