cuidados com o idoso

Cuidados com o idoso: 6 modificações importantes para o banheiro da casa

Quando falamos de cuidados com o idoso, muitas pessoas pensam apenas em alimentação e medicamentos. No entanto, cuidar para que a população idosa viva bem inclui muito mais do que isso.

A adaptação da casa é um dos pontos essenciais para melhoria da qualidade de vida. Permitir que o idoso use o banheiro com segurança, por exemplo, é algo que pode ser conquistado com pequenas mudanças.

Felizmente, existe interesse nessa parcela da população. Projetos de adaptação para idosos são comuns hoje em dia. Cada cômodo da casa merece atenção neste quesito, mas o assunto de hoje é o banheiro.

Mudanças no banheiro para promover mais cuidados com os idosos

A reforma no banheiro abrange uma ampla variedade de mudanças. Elas podem ir de simples recursos como, por exemplo, novos modelos de torneiras a mudanças na estrutura do local.

Com certeza, essas mudanças permitem aos idosos serem mais independentes, assim como facilitam a vida do cuidador e responsável pelo idoso no dia-a-dia. Acompanhe algumas dicas:

1. Troque a torneira

Primeiramente, uma mudança relativamente simples. Torneiras com alavanca removem a necessidade do movimento de torção no abrir e fechar. Esse movimento pode se tornar muito difícil para o idoso, principalmente se ele apresenta doenças reumáticas, como artrose, por exemplo.

Além desse tipo, existem centenas de estilos diferentes para escolher, incluindo torneiras com pedal. Logo, instalar uma torneira nova não é tão difícil como era antes. No entanto, sempre que você lida com encanamentos, é bom pelo menos, conversar com um profissional antes de fazer a alteração sozinho.

2. Opte por duchas interligadas ao chuveiro

Instalar uma ducha que você possa destacar e segurar na mão facilita bastante. Além disso, elimina a necessidade de permanecer em pé durante o banho, certamente um bônus para aqueles que têm problemas em permanecer em pé por longos períodos. Assim sendo, ser capaz de sentar e tomar banho sozinho também significa mais independência para os idosos.

3. Coloque barras de apoio nas paredes

Essa é uma das maneiras mais fáceis e econômicas de tornar seu banheiro mais seguro ao passo que, ajuda no cuidado com o idoso. A instalação de barras de apoio no chuveiro, e perto da pia e do vaso sanitário facilita o uso do cômodo, não apenas para os idosos, mas também para o cuidador.

4. Eleve a altura do sanitário

Simplesmente elevar a altura do vaso sanitário pode fazer toda a diferença para os idosos. Abaixar para se sentar pode se tornar uma tarefa muito difícil quando a idade já é bem avançada.

Existem muitas opções para aumentar a altura do vaso sanitário. Você pode simplesmente aumentar a altura com um assento grosso ou substituir o antigo por um vaso especial alongado.

5. Cuidado com a escolha dos tapetes

Em uma casa adaptada para idosos, o ideal é que tapetes sejam eliminados. No entanto, sabemos que nos banheiros pode ser um pouco mais difícil.

Por isso, prefira os modelos emborrachados ou com ventosas, garantindo que a peça fique fixa ao chão.

6. Garanta espaço

É muito importante que haja espaço suficiente para a locomoção. Com a diminuição da mobilidade do idoso, pode ser necessário que o idoso necessite de apoio para chegar ao banheiro. Seja apoiado em alguém, seja com o uso de uma cadeira de rodas para banho, por exemplo, a necessidade por espaço irá existir. Caso você possa fazer uma reforma maior, este é um grande ponto a ser levado em consideração.

Em suma, com relação às reformas maiores, existem dois objetivos para refazer o banheiro: o primeiro é aumentar a independência da pessoa que a gente ama, em segundo lugar é facilitar a vida de quem presta cuidados com o idoso.

 

Espero que tenha gostado deste texto e compartilhe com outras pessoas que também possam ter interesse neste assunto.

 

Caso queira saber mais sobre este assunto, deixe o seu comentário. Ficarei feliz em respondê-lo.

 

Deixo aqui também um convite a conhecer um pouco mais sobre mim e sobre o meu trabalho como Reumatologista em São Paulo.

 

Até a próxima!!

 

Siga a nossa página no Facebook e no Instagram para ficar atualizado com mais dicas úteis para sua saúde músculo esquelética.

O que deseja encontrar?

Compartilhe