Check-up

Check-up completo: saiba porque você deve fazer um

Com uma rotina cada vez mais acelerada e repleta de compromissos, acabamos deixando de lado os cuidados com a saúde. Porém, a realização de um check-up periódico pode fazer a diferença, pois, por meio dele, é possível se prevenir e diagnosticar precocemente as doenças.

Você tem o hábito de fazer esses exames preventivos? Ainda não? Então, não deixe de ler esse texto para saber porque você deve começar a fazê-los.

O que é um check-up?

É o termo utilizado para a realização periódica de diversos tipos de exames clínicos, de imagem e laboratoriais que têm por objetivo avaliar a saúde do indivíduo e permitir que as doenças sejam percebidas antes que provoquem algum tipo de prejuízo à vida dele.

Talvez você não saiba, mas, quando estava no ventre da sua mãe, você já realizou um check-up. O exame pré-natal é realizado para que se conheçam as condições de saúde do bebê, antes do seu nascimento.

Esse acompanhamento costuma continuar durante nosso crescimento, com visitas periódicas ao pediatra e a outros especialistas. Porém, conforme envelhecemos e chegamos à vida adulta, tendemos a abandonar essas práticas e ficarmos mais displicentes com nossa saúde.

Quais são os exames realizados?

Os exames são realizados para o que o médico verifique o funcionamento de alguns órgãos, a presença de alguma anomalia física e a acuidade visual. Geralmente, os exames realizados ou pedidos, de acordo com a necessidade, idade e histórico do paciente, são:

  • Medição da pressão arterial: esse é o exame mais comum e que começa a ser realizado a partir dos 18 anos. Através do acompanhamento da pressão arterial é possível diagnosticar a presença da hipertensão;
  • Hemograma completo: é o tradicional exame de sangue que permite ao médico avaliar o colesterol, hemoglobinas, glicemia, células vermelhas e brancas do indivíduo. Através dessa análise verifica-se o estado sanguíneo e o funcionamento do sistema imune;
  • Eletrocardiograma e teste ergométrico: Costumam ser solicitados após os 20 anos de idade e são fundamentais para conhecer as condições cardiovasculares do paciente;
  • Ecocardiograma: Um dos principais procedimentos para avaliar a saúde e o bom funcionamento do coração. Só é realizado a partir dos 40 anos de idade;
  • Checagem de vitaminas e nutrientes;
  • Exame de urina;
  • Exame de fezes.

Quando preciso começar a fazer?

A frequência desses exames é decidida pelo médico e pode variar de acordo com o histórico de doenças do paciente e a sua predisposição para adquirir outras patologias. Normalmente, eles precisam começar a ser realizados no início da vida adulta.

Quando saudáveis, os adultos precisam repetir a avaliação a cada dois anos. Caso existe alguma doença crônica, como a hipertensão ou o diabetes, a frequência passa para a cada seis meses. Se o paciente possuir algum fator de risco, a periodicidade é de um ano.

Quais são os benefícios?

São diversos os benefícios promovidos pela realização periódica de um check-up completo. Dentre os principais estão:

  • Identificar precocemente as doenças silenciosas, tais como, diabetes e câncer;
  • Avaliar a saúde do coração e a presença de doenças cardiovasculares;
  • Saber se nossos olhos estão saudáveis;
  • Prevenção de problemas de saúde;
  • Desenvolver um histórico médico.

Por isso, é imprescindível que, caso não tenha realizado, você realize o seu check-up o quanto antes. Assim, você conhecerá o seu estado de saúde e pode viver uma vida tranquila. 

 

Espero que tenha gostado deste texto e compartilhe com outras pessoas que também possam ter interesse neste assunto.

 

Caso queira saber mais sobre este assunto, deixe o seu comentário. Ficarei feliz em respondê-lo.

 

Deixo aqui também um convite a conhecer um pouco mais sobre mim e sobre o meu trabalho como Reumatologista em São Paulo.

 

Até a próxima!!

 

Siga a nossa página no Facebook e no Instagram para ficar atualizado com mais dicas úteis para sua saúde músculo esquelética.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp