saúde renal

7 hábitos que ajudam a manter a saúde renal

Dados compilados pela Sociedade de Nefrologia de São Paulo apontam que, atualmente, apenas no território brasileiro, aproximadamente 12 milhões de indivíduos possuem algum nível de insuficiência nos rins.

E as surpresas não param por aí: as estatísticas também registram que mais de 50 milhões de brasileiros podem desenvolver, ao longo da vida, problemas renais de modo geral. A razão se encontra nos fatores de risco – que enquadram obesos, indivíduos com histórico na família, diabéticos, hipertensos e pessoas na terceira idade.

Felizmente, alguns hábitos simples podem ajudar a manter a saúde renal sempre em dia. A seguir, confira quais são eles.

7 hábitos que ajudam a manter a saúde renal em dia

Hidratação é o primeiro passo

Beber entre dois a três litros de água não só evita problemas nos rins, como mantém o corpo hidratado e os sistemas metabólico e imunológico funcionando perfeitamente.

A ingestão de água evita, ainda, a concentração da urina, permitindo que ocorra naturalmente a diluição dos cristais que causam a pedra no rim.

Cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas

É claro que não há problema em tomar uma cervejinha com os amigos de vez em quando. O problema é tornar o hábito frequente, o que pode aumentar o ácido úrico, além de causar desidratação – as duas condições podem afetar a saúde renal.

Pratique atividades físicas

Praticar exercícios e manter-se o mais próximo possível do peso ideal (considerando o índice de massa corporal – IMC) é o recomendado para cuidar bem dos rins.

Aposte em uma dieta saudável

Um cardápio balanceado, com baixa ingestão de sal e açúcares, também ajuda a manter os rins em bom funcionamento. Se já houver algum problema renal, determinadas restrições nutricionais podem ser necessárias.

Observe os níveis de pressão e açúcar no sangue

Anualmente, realize o hemograma completo, exame que mostra como vai a pressão das artérias, as taxas de glicose no sangue e os níveis do colesterol bom e do ruim.

Manter esses níveis controlados é fundamental para evitar o desenvolvimento de diabetes, pressão alta e alto colesterol, problemas que afetam não só a saúde dos rins, como também do cérebro e coração.

Cuidados devem ser redobrados no verão

Nas épocas mais quentes do ano, as chances de desenvolvimento de cálculo renal aumentam em até 30%. A principal razão: perda constante de líquido pela sudorese. Para evitar qualquer problema com a saúde renal, os cuidados são simples. Prefira roupas mais leves e tome muita água.

Cuidado com as proteínas

Apesar de fundamentais para o crescimento e manutenção dos tecidos e fibras musculares, as proteínas devem ser consumidas de modo controlado para que problemas envolvendo a saúde renal sejam evitados.

Espero que tenha gostado deste texto e compartilhe com outras pessoas que também possam ter interesse neste assunto.

 

Caso queira saber mais sobre este assunto, deixe o seu comentário. Ficarei feliz em respondê-lo.

 

Deixo aqui também um convite a conhecer um pouco mais sobre mim e sobre o meu trabalho como Reumatologista em São Paulo.

 

Até a próxima!!

 

Siga a nossa página no Facebook e no Instagram para ficar atualizado com mais dicas úteis para sua saúde músculo esquelética.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp