O estresse do dia a dia, ficar sentado em posição inadequada, tensão e exageros nos treinos são os principais desencadeadores da tensão muscular. A dor provocada pela tensão dos músculos é, geralmente, localizada. Ela também atinge um ou vários grupos de músculos de uma região do corpo.
A tensão no músculo ocorre porque há uma diminuição do fluxo sanguíneo na área afetada. Com a falta de oxigênio no local, acumulam-se ácido lático e toxinas metabólicas.
Principais sintomas
- Dores que aparecem sem motivo e que se aliviam após descanso;
- Inchaço;
- Câimbras;
- Espasmos musculares;
- Dor no pescoço semelhante à dor de torcicolo;
- Fraqueza;
- Sensibilidade na área.
Para aliviar a tensão muscular, você pode recorrer a uma série de exercícios. Conheça alguns:
Bolinha
Uma bolinha de tênis pode ser grande aliada no combate e no alívio da tensão. Isso porque, com ela, é possível fazer uma série de massagens. Use-a para massagear uma área do corpo por dois minutos, girando-a no sentido horário.
Alongue-se
Quando ficamos muito tempo sentados, os músculos tendem a se atrofiar. Por isso, faça exercícios de alongamento para evitar a tensão. Com a mão apoiada na mesa ou na cadeira, fique de pé e levante a coxa de uma das pernas, enquanto firma a outra. Repita o procedimento com o outro lado do corpo.
Músculos da coxa
A bola de tênis também é útil para ativar outras regiões do corpo, como os da coxa. Coloque a bolinha por baixo de um das coxas e flexione o pé para cima e o calcanhar para o chão. A bola de tênis deve ficar na região em que a tensão está localizada.
Para a lombar
Ainda utilizando a bolinha de tênis, sente-se e apoie a bolinha no meio da lombar. Para isso, use de referência os dois músculos que acompanham as laterais das costas. Pressione a bola entre o encosto da cadeira e as costas, massageando, assim, os músculos da região.
Não se esqueça dos ombros
Neste exercício, utilize a parede para ajudar. Coloque a bola na parte superior das costas e pressione-a contra a parede para massagear a parte de cima do corpo. Use a bolinha, também, entre a coluna e a escápula e repita os movimentos. Para facilitar, distancie as pernas da parede, criando um ângulo. Para ativar todos os músculos da região, você pode fazer movimentos com os braços repetindo àqueles que são feitos no dia a dia, como dirigir e escovar os dentes.
O quadril também merece atenção
Com as costas para a parede, apoie a bolinha no osso do quadril. Apoie-se na parede e vire a perna direita para fazer uma diagonal, empurrando o quadril contra a bolinha. Mantenha o torso reto e vá abaixando com um movimento suave em direção ao dedão do pé. Retorne à posição normal e repita do outro lado.
Ative o pescoço
Respire fundo e mantenha a coluna reta. Aproxime a orelha direita do ombro direito e estique a mão esquerda um pouco mais para baixo. Coloque a mão direita na cabeça para alongar-se mais profundamente. Inspire e expire cinco vezes e repita do outro lado.
Evitar a tensão muscular pode ser algo complicado, visto que alguns fatores que desencadeiam a tensão não estão sob nosso controle. Por isso é importante, sempre que sentirmos os sintomas, procurar aliviá-los com exercícios simples que podem ser feitos em qualquer ambiente.
Espero que tenha gostado deste texto e compartilhe com outras pessoas que também possam ter interesse neste assunto.
Caso queira saber mais sobre este assunto, deixe o seu comentário. Ficarei feliz em respondê-lo.
Deixo aqui também um convite a conhecer um pouco mais sobre mim e sobre o meu trabalho como Reumatologista em São Paulo.
Até a próxima!!
Siga a nossa página no Facebook e no Instagram para ficar atualizado com mais dicas úteis para sua saúde músculo esquelética.